Como Montar uma rede Sem Fio Wireless, Tutorial - Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia e dicas da internet.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Como Montar uma rede Sem Fio Wireless, Tutorial


Tutorial Como montar Rede caseira com fio e sem fio

Tutorial ensinando como montar uma rede caseira sem fio entre diversos computadores na sua casa ou na sua empresa onde você poderá ainda compartilhar seu acesso a internet de banda larga.

Internet com fio e sem fio

O que você vai precisar:

Para montar sua rede wireless você vai precisar:



1) Uma conexão de Internet. Você pode utilizar qualquer uma mas irei ensinar a configurar uma rede utilizando uma conexão ADSL. Os serviços de acesso a internet de banda larga mais conhecidos no país com a tecnologia ADSL são:

Velox da Telemar/OI, Speedy da Telefônica, Internet turbo da Brasiltelecom, Net Virtua.

Você precisa assinar um dos serviços acima. Vai depender de qual estado você se encontra pois cada operadora destas atua em estados diferentes.

2) Modem ADSL. Você precisa comprar um modem ADSL. Eu recomendo a marca Dlink com o modelo DSL-500B. Antes de comprar veja se a empresa de telefonia que vai lhe fornecer o serviço também oferecem modem grátis.

As vezes o provedor que você terá que assinar também oferece modem grátis. Eu não gosto de modem grátis porque existem normas contratuais de fidelidade. Melhor mesmo é você comprar seu próprio modem já que não se trata de um investimento muito elevado atualmente. Já utilizo este modem a muito tempo e não tive problemas. É de ótima qualidade e compatível com o ADSL e ADSL2 que é a tecnologia para conexães ADSL de velocidade superior a 4 ou 8MB chegando a 12 ou 24MB. Nem todas as empresas oferecem esta velocidade elevada ainda.

O Submarino é a melhor loja para comprar equipamentos de informatica. Inclusive eles vende kits específicos para cada operadora de ADSL. Por exemplo: Para clientes VELOX Telemar – Telemar – Modem ADSL DSL-500B 
 
Se não encontrar no Submarino faça uma pesquisa de preço para encontrar a loja mais barata no Buscapé. 

Neste link você tem a lista de lojas que vendem o DSL-500B clique.
Você também pode tentar utilizar qualquer outro modem ADSL. Veja esta lista de modens ASDL e lojas.

3) Roteador Wireless – Para compartilhar o acesso você precisa de um ROTEADOR sem fio. Eu recomendo (porque uso e gosto) o DI-524 da Dlink. Veja uma lista de lojas que vendem o DI-524. Veja informações ténicas no site do fabricante sobre o DI-524 
 
Observe que você encontrará nas lojas o DI-524 e o DI-524UP. Este UP significa que vem com uma saida USB para ligar uma impressora. Assim você pode compartilhar a impressoa na rede. Se não deseja compartilhar impressora em rede compre o modelo mais barato (foi o meu caso).
 
Este roteador oferece cobertura para uma casa com 200 metros quadrados sem nenhum problema. Chega a atingir a casa dos vizinhos. Para cobertura maior você precisa comprar uma antena diferente da que vem de fábrica. 
 

MONTANDO A REDE CASEIRA

Agora vamos montar uma rede semelhante ao diagrama abaixo:

montar sua rede wireless, Roteador Wireless , compartilhar internet, pc, notebook, desktop

Como pode observar teremos sua conexão de internet que será fornecida por alguma empresa telefônica da sua cidade. No meu caso foi a Telemar que tem o serviço chamado VELOX. Se você mora em São Paulo será o Speedy da Telefônica, etc. Na figura temos o modem que no nosso exemplo será um modem ADSL que está conectado no Roteador DI-524. O roteador DI-524 distribuirá a internet e as conexões de rede para até 4 computadores utilizando cabo de rede ou para inúmeros computadores utilizando rede sem fio wireless.

Vamos lá. Contrate os serviços de banda larga da operadora que serve sua cidade. Quando o serviço estiver funcionando ligue a linha telefonica no modem DSL-500B. O modem possui duas conexões, a RJ-11 que é onde ligamos a linha telefonica e uma conexão RJ-45 que é maior e onde fica o cabo da rede que será conectado no roteador DI-524 na porta chamada WAN. Esta porta WAN é a primeira que fica do lado do plug de energia.

Conecte o cabo de rede do seu computador em uma das outras 4 portas de rede que chamamos de LAN. No meu caso eu tenho um computador na mesa que fica perto do modem e do roteador. Por este motivo eu ligo este computador diretamente no roteador usando cabo de rede.

A maioria dos computadores já vem com placa de rede. Se você não tem uma placa de rede compre qualquer uma clicando aqui. Você verá que placa de rede é algo bem barato. Você também pode comprar uma placa de rede wireless ou um adaptador USB wireless.

Se você tem um notebook com placa de rede wireless ou um outro micro com wireless já será possível acessar a página de configurações do roteador para fazer a configuração pela rede sem fio. Procure a rede pelo assistente de conexão sem fio do seu notebook e conecte-se. Vou falar sobre como fazer isto mais na frente.

Se você vai configurar através do seu computador ligado pelo cabo de rede entre no Painel de Controle do seu Windows e clique em "Configuração de Rede". Clique na opção "Assistente de configuração de rede" e siga os passos até chegar na opção "Este computador se conecta à internet por um gateway residencial ou outro computador da minha rede". Esta é a opção que deve ser selecionada pois você acessará a internet através do roteador e não diretamente.

Agora vamos configurar o roteador para que ele se conecte na Internet através do modem. Você precisa estar conectado pela rede no roteador ou conectado através do wireless.

Abra o Internet Explorer ou o Firefox e acesse o endereço: http://192.168.0.1/

Este é um endereço do seu roteador na sua rede local. Só pode ser acessado na sua rede local, não pode ser visto na Internet.

Será exibida uma tela pedindo login e senha. Digite apenas o login: admin e deixe a senha em branco.

Clique na opção WAN no menu lateral esquerdo.

Selecione a opção PPPoE

Selecione a opção "Dynamic PPPoE"

No campo "Username" digite o login do seu provedor. No caso do Velox você precisa assinar um provedor como o UOL para ter um login e uma senha. O login sempre será um endereço de e-mail juntamente com a senha (no caso do velox). Existem diversos provedores de banda larga.

Digite a senha do seu usuário no campo "Password" e confirme digitando a senha novamente em "Retype Password".

Na opção "Connect mode select" selecione "Always-on" e assim o roteador sempre ficará conectado na Internet através do modem ADSL.

Pronto. Clique em "Apply"

Você agora já deve poder acessar a Internet pelo computador ligado pelo cabo de rede e pelo notebook ou computador com acesso sem fio.

Agora você precisa realizar uma configuração de segurança para impedir que seu vizinho acesse a Internet pela rede sem fio da sua casa.

Clique no botão "Wireless" no menu do lado esquerdo. Digite o nome que você deseja dar para sua rede no campo "Network ID (SSID)". Exemplo: REDE-CASA

No campo "Channel" escolha um canal. Escolha qualquer número de 1 a 11.

No campo "Security" escolha a opção "WEP"

No campo "WEP Encryption" escolha "128bit"

No campo "Key Mode" selecione "ASCII"

No campo " WEB Key 1" crie uma senha. Precisa ter 13 digitos. Recomendo que utilize uma mistura de letra minúscula + letra maiúscula + números.

Pronto. Clique em "Apply".

Agora quando for se conectar pelo notebook ou computador com placa wireless você deve configurar o mesmo para acessar através do método WEP de 128bits com a chave "Key" que é a senha que você configurou no passo anterior.

Isto vai garantir que somente você possa acessar a rede pelo roteador usando rede sem fio.
Boa sorte!

Um comentário:

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!